Ovos Benedict

Ovos Benedict

Porções 3 porções

Ingredientes

Ingredientes para o molho holandês:

100g de manteiga

2 gemas de ovo

½ colher de chá de vinagre de vinho branco

1 pitada de sal

Estragão seco

1 colher de água gelada

suco de limão

Pimenta

2 colheres de chá de suco de limão

2 colheres de chá de vinagre de vinho branco

3 gemas de ovos

125g de manteiga sem sal, cortada em cubos em temperatura ambiente

Ingredientes Ovo pochê

1 colher de sopa de vinagre de vinho branco

3 litros de água em uma panela média e funda,

3 ovos

Para montar o ovo benedict:

3 ovos poché

2 colheres de molho holandês em cada

3 fatias de Pão Grãos e Castanhas

3 fatias de peito de peru ou parma

Manteiga para tostar o pão

Modo de preparo

Molho Holandês

Colocar o suco de limão e vinagre em uma tigela pequena, juntar as gemas e mexer com um batedor de arame (fouet) até a mistura ficar clara e espumosa. Colocar esta tigela sobre uma panela com água fervente e continuar mexendo até engrossar um pouco. Aos poucos, adicionar a manteiga e ir batendo. Após a última manteiga incorporada, continuar mexendo até a mistura ficar espessa. Tomando sempre cuidado para que a tigela onde esta a mistura não fique demasiadamente quente senão ela vai cozinhar as gemas. Continuar mexendo até que finalmente chegará uma fase em que, se você levantar o batedor o molho vai cair em forma de fita, ele irá manter a sua forma ao cair mas vai desaparecer lentamente dentro da mistura. É esse pronto ideal.

Ovo Pochê:

Quebrar o ovo dentro de uma xícara. Colocar a água para ferver. Assim que a água começar a ferver girar a água com a ajuda de uma colher grande até formar um redemoinho no centro. Aproximar a boca da xícara o máximo que puder da água, no centro do redemoinho e virar o ovo dentro, esta aproximação vai ajudar a clara a não se espalhar. Deixar cozinhar até formar uma capa branca ao redor do ovo, 3 a 5 minutos. Se quiser aparar as bordas faça com a ajuda da colher e prensando contra a parede da panela. Retire o ovo da água e coloque sobre uma toalha de papel para drenar o excesso de água.

Montagem:

Espalhar a manteiga na parte de dentro do pão e colocar na frigideira quente com a parte de dentro virada pra baixo. Tostar até dourar. Colocar o peito de peru ou presunto parma sobre as fatias, acomodar o ovo por cima e cobrir com o molho Holandês.

Conheça o carro-chefe dessa receita!

Anterior Próxima